sexta-feira, 20 de junho de 2014

SFU UniverCity Childcare

HCMA
Vancouver – Canadá 2012

A creche UniverCity abriga 50 crianças entre 3 a 5 anos, o edifício possui dois centros para uso em grupos separados, de 25 crianças cada um, e um centro de uso comunitário. Além dos funcionários, a creche hospeda pesquisadores acadêmicos que observam e conduzem estudos sobre educação infantil. O ambiente criado, procura favorecer a percepção da criança e instigar sua curiosidade, tornando-se uma forma de aprendizado, o espaço favorece a percepção da diferença de climas, tipos de vegetação, elementos como água, luz e ar.

A respeito da solidez da edificação podemos dizer que a estrutura metálica forma um elemento rígido e durável, ao mesmo tempo que as placas de gesso acartonado são apenas formas de dividir os ambientes, mas atende as exigências de sua função, no caso a vedação pois as cargas estão sendo distribuídas ao longo da estrutura metálica. Quanto a utilidade, o centro comunitário possui uma dinâmica e uma forte relação entre sua parte interna e externa, possui elementos que induzem a interação e o convívio entre seus usuários, proporcionando novas experiências, considerando que se trata de um complexo onde sua função é abrigar crianças e promover o aprendizado ele o faz muito bem, por meio da mistura de elementos na área externa, permitindo contato com a natureza, uso de iluminação natural no interior do edifício, uso de objetos que estão sempre ao alcance das crianças, e também mantendo a segurança das crianças, permitindo que estas tornem-se um pouco mais independentes e aptas a explorarem o meio que as cerca, facilitando o contato com cada elemento e propiciando o aprendizado. Com relação a beleza, podemos dizer que a forma que o edifício cumpre sua função, é bela, por considerar um usuário de escala diferente, com uma visão ainda em construção, pensando na estética, podemos dizer que é um edifício belo, devido a harmonia na combinação dos elementos construtivos, a estrutura metálica e painéis de vedação, a modulação desses elementos, revestimentos e cores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário