sexta-feira, 20 de junho de 2014

Armazém Nousfit


Hideo Horikawa Architect & AssociatesWayra 
Tóquio – Japão 2013




O edifício funciona como um escritório/armazém, sendo em seu primeiro andar um escritório e no segundo um armazém, o escritório é de uma empresa que fornece shampoo e faz estudos sobre a ciência do cabelo e seu desenvolvimento. O arquiteto elaborou o projeto pensando no espaço enclausurado, ao mesmo tempo considerando que este é um edifício comercial, as estacas no projeto são uma metáfora para cabelos fortes e saudáveis.
Relacionando com os aspectos definidos por Vitrúvio, dentro do aspecto de solidez podemos dizer que a duração depende do tipo de madeira usada e da manutenção ao longo da vida útil desse material, devemos também considerar o tipo de tecnologia e engenhosidade, os pilares de madeira são envolvidos por uma estrutura metálica que fixa os vidros e veda o ambiente interno. No aspecto de utilidade, creio que atende as necessidades do usuário, se tratando de um edifício comercial, propõe uma boa área de circulação no primeiro piso e também um banheiro, o armazém que está no segundo piso possui área suficiente para armazenar produtos e para circulação dos funcionários. Pensando no aspecto da Beleza é possível dizer que por si, ao ser olhado de forma mais ampla, o edifício é um tanto estranho, porém ao se aproximar os pilares colocados de formas irregulares propõe uma sensação que envolve o usuário, estende a cobertura, o usuário entra e passa por entre alguns desses pilares, em contraste com a luz a sensação torna-se ainda mais envolvente, tanto vista por baixo do edifício quanto dentro dele, no segundo pavimento. O arquiteto pensou o edifício de forma que o externo influenciasse o interno, abrigando-o, porém sem enclausurar o ambiente. Apesar de ser um edifício comercial, é interessante notar como é possível existir uma sutileza que envolve o corpo, ao mesmo tempo sem prejudicar o ritmo de um comércio.
Portanto, acredito que seja esse um edifício funcional, dentro de sua utilidade, como comércio, e belo, de forma que nos envolve e desperta o olhar de forma sutil, é, porém relativamente durável, existem claro, materiais mais duráveis e resistentes que a madeira, porém ela convém ao pensar que hoje as coisas não tem o propósito de serem eternas e sim cumprir sua função durante determinado tempo, permitindo que depois venham novas mudanças. 























Nenhum comentário:

Postar um comentário